Queridos
papá e mamã:
Já tenho dois anos e estou a crescer muito depressa. Começo um novo ano no qual aprenderei muitas coisas novas com a vossa ajuda e com a da minha educadora, que vos agradece muito a confiança que depositaram nela.
No
início de cada semestre irão receber uma carta como esta, na qual serão
informados sobre o que vou aprender, pedindo a vossa colaboração para que
continuem e reforcem o trabalho que faço na escola.
Os
conteúdos deste primeiro semestre que começa são a escola, o outono, o inverno,
a família, o Natal e o carnaval. Ao longo dele eu irei conhecer as diferentes
áreas da escola, os meus colegas e educadora, as modificações da natureza, as
tradições, entre muitas outras coisas.
Vou
aprender a reconhecer a imagem global do meu corpo, e a distinguir algumas das
principais partes. Também irei adquirir maior autonomia na minha higiene
pessoal e aprender em que momentos necessito de utilizar a casa de banho.
Quando
vamos a caminho da escola ou sairmos para passear, observaremos juntos as
árvores, às quais caíram as folhas com a chegada do outono.
A
minha educadora diz que quando estivermos todos reunidos em casa, brincamos a
dizer os nomes do papá, da mamã, dos meus irmãos ou dos avós. Desta forma
conhecerei toda a família.
Brincaremos
a distinguir os tamanhos “grande” e “pequeno” com os meus brinquedos ou outros
objectos que tenhamos em casa, quais são os de cor amarela e quais são
diferentes. Procuraremos por todas as divisões da casa objectos de cor
vermelha, também. Faremos um monte com brinquedos ou outros objectos de várias
cores e irão pedir-me que apanhe apenas os que são de cor azul.
Vamos
divertir-nos a colocar-nos “em cima” ou “em baixo” das cadeiras, camas ou mesas
e a fazer grupos de “muitos” e “poucos” brinquedos. Quando terminarmos, já
estou habituado a arrumá-los cada um no seu lugar. Podemos brincar com as peças
de construção, para fazer uma torre com “muitas” peças e outra torre com apenas
“uma”. Na escola também aprenderemos a diferença entre “dentro-fora”,
“som-silêncio”, e a cumprimentar e despedir nos momentos oportunos. Brincaremos
em casa a colocar-nos “dentro” e “fora” de um móvel ou quarto. Brincaremos a
colocar-nos “à frente” e “atrás de um móvel ou pessoa.
A
chegada do inverno irá permitir-me conhecer algumas das suas características:
por exemplo, a necessidade de vestir peças de agasalho para não ter frio e não
ficar doente. Se tiver oportunidade, gostava de poder brincar com a neve.
Quando
chegar o carnaval, irei divertir-me muito se em casa brincarmos a mascarar-nos
com roupa ou panos que posso vestir e despir sozinho.
Em
casa pintaremos com tinta de cor verde, procuraremos objectos “suaves” e
“ásperos”, e faremos sons “fortes” e “fracos” com partes do nosso corpo.
Por
último, devo habituar-me a pedir as coisas “por favor” e a dizer “obrigado” nos
momentos oportunos.
Um
beijo muito grande,
O/a
vosso filho/a.
Sem comentários:
Enviar um comentário