segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Carta aos pais da sala dos 2 anos


Queridos papá e mamã:
 
      Já tenho dois anos e estou a crescer muito depressa. Começo um novo ano no qual aprenderei muitas coisas novas com a vossa ajuda e com a da minha educadora, que vos agradece muito a confiança que depositaram nela.

No início de cada semestre irão receber uma carta como esta, na qual serão informados sobre o que vou aprender, pedindo a vossa colaboração para que continuem e reforcem o trabalho que faço na escola.

Os conteúdos deste primeiro semestre que começa são a escola, o outono, o inverno, a família, o Natal e o carnaval. Ao longo dele eu irei conhecer as diferentes áreas da escola, os meus colegas e educadora, as modificações da natureza, as tradições, entre muitas outras coisas.

Vou aprender a reconhecer a imagem global do meu corpo, e a distinguir algumas das principais partes. Também irei adquirir maior autonomia na minha higiene pessoal e aprender em que momentos necessito de utilizar a casa de banho.

Quando vamos a caminho da escola ou sairmos para passear, observaremos juntos as árvores, às quais caíram as folhas com a chegada do outono.

A minha educadora diz que quando estivermos todos reunidos em casa, brincamos a dizer os nomes do papá, da mamã, dos meus irmãos ou dos avós. Desta forma conhecerei toda a família.

Brincaremos a distinguir os tamanhos “grande” e “pequeno” com os meus brinquedos ou outros objectos que tenhamos em casa, quais são os de cor amarela e quais são diferentes. Procuraremos por todas as divisões da casa objectos de cor vermelha, também. Faremos um monte com brinquedos ou outros objectos de várias cores e irão pedir-me que apanhe apenas os que são de cor azul.

Vamos divertir-nos a colocar-nos “em cima” ou “em baixo” das cadeiras, camas ou mesas e a fazer grupos de “muitos” e “poucos” brinquedos. Quando terminarmos, já estou habituado a arrumá-los cada um no seu lugar. Podemos brincar com as peças de construção, para fazer uma torre com “muitas” peças e outra torre com apenas “uma”. Na escola também aprenderemos a diferença entre “dentro-fora”, “som-silêncio”, e a cumprimentar e despedir nos momentos oportunos. Brincaremos em casa a colocar-nos “dentro” e “fora” de um móvel ou quarto. Brincaremos a colocar-nos “à frente” e “atrás de um móvel ou pessoa.

A chegada do inverno irá permitir-me conhecer algumas das suas características: por exemplo, a necessidade de vestir peças de agasalho para não ter frio e não ficar doente. Se tiver oportunidade, gostava de poder brincar com a neve.

Quando chegar o carnaval, irei divertir-me muito se em casa brincarmos a mascarar-nos com roupa ou panos que posso vestir e despir sozinho.

Em casa pintaremos com tinta de cor verde, procuraremos objectos “suaves” e “ásperos”, e faremos sons “fortes” e “fracos” com partes do nosso corpo.

Por último, devo habituar-me a pedir as coisas “por favor” e a dizer “obrigado” nos momentos oportunos.

Um beijo muito grande,
O/a vosso filho/a.

 (adaptado do Projecto Pim e Tito - Mundicultura)

Sem comentários:

Enviar um comentário