sexta-feira, 2 de março de 2012

Sala dos 5 anos - Aulas de natação

    "A natação é a capacidade de se deslocar na água, com economia de esforço, o que implica relaxação, por um lado, e domínio da respiração, pelo outro, associado a uma técnica correcta de movimentos de braços e das pernas e a uma optimização do rendimento dos diversos órgãos e sistemas.
    A natação, para a maioria das crianças é um bom indicador, como forma de combate ao stress do dia-a-dia. Por outro lado, a natação ajuda à reflexão, indispensável no processo de tomada de decisões, a organizar o corpo de uma forma integral e harmónica (estando fortemente recomendada em crianças com dislexia ou perturbações da gestão do corpo) e a coordenar os movimentos dos vários sectores do corpo.
(...)
    Do ponto de vista psicomotor, a água ajuda a aumentar a força muscular e a resistência dos músculos e permite movimentos mais calmos e largos, com o consequente aumento da flexibilidade, com aprendizagem de coordenação, em condições francamente mais favoráveis do que no ambiente terrestre.
    Fisiologicamente, a natação ajuda ao desenvolvimento do aparelho cárdio-respiratório (e a capacidade de oxigenação) e ao desenvolvimento ósteomuscular, bem como à queima de gorduras e calorias excessivas.
    Finalmente, a criança aprende a relacionar-se com um meio diferente do ar e da terra, desenvolve a "segurança e autonomia" e conhece melhor as suas capacidades e limites, através de posturas correctas. E, por último mas não menos importante, a água dá prazer e gozo."



















Sem comentários:

Enviar um comentário