quinta-feira, 8 de setembro de 2011

APSI e RTP - A escolha da cadeirinha adequada no "Arco-Iris"


Para os pais que esta manhã levaram os filhos à nossa escola e se depararam com a campanha de sensibilização da APSI, em parceria com a PSP de Mirandela, este assunto já não lhes é estranho, bem como para quem teve a oportunidade de assistir ao Jornal da Tarde da RTP1 (poderão assistir à reportagem aqui).

Segundo a APSI, "as crianças não são adultos em miniatura e têm características específicas, que as tornam mais vulneráveis num acidente de automóvel!

A diferença mais determinante é o tamanho e peso da cabeça – que representa cerca de 25% do peso do corpo – combinada com um pescoço ainda frágil. Estas características levam a que, ao transportarmos uma criança no automóvel de frente para o trânsito, o movimento da cabeça possa provocar lesões muito graves e por vezes irreversíveis, no caso de um acidente. Se a criança viajar numa cadeirinha (Sistema de Retenção para Crianças) de costas para o trânsito, a sua cabeça e pescoço são apoiados uniformemente no momento do embate.

É por esta razão que a APSI recomenda que as crianças viajem no automóvel de costas para o sentido do trânsito até cerca dos 3 ou 4 anos. Esta recomendação é também suportada pela Aliança Europeia de Segurança Infantil e pela ANEC, European Voice of Consumers in Standardization, associação europeia de consumidores. Também a Direcção Geral da Saúde defende o transporte de crianças de costas desde o nascimento até aos 3 ou 4 anos, tendo publicado uma Orientação Técnica sobre esta matéria.

Embora só recentemente seja possível encontrar à venda em Portugal modelos de cadeiras que permitem transportar as crianças de costas até esta idade,
existem países (como a Suécia, por exemplo) em que a maior parte das crianças viaja de costas até aos 3 aos 4 anos; nestes países, a mortalidade como passageiro nestas faixas etárias é praticamente inexistente, o que demonstra que esta é uma opção eficaz na protecção das crianças."

Deixamos aqui o panfleto informativo, bem como a página da APSI, onde poderão obter mais esclarecimentos.

2 comentários:

  1. De facto este é um trabalho que tem de continuar a ser feito. Em Portugal só se usa cadeirinha porque existem multas para quem não o fizer e 90% dos casos as cadeiras são escolhidas pelas estética, por uma questão de moda. Quantos pais consultaram testes de segurança internacionais para saber quais as marcas que mais investem em investigação e que melhores resultados de desempenho têm nesses testes? Dá que pensar.

    ResponderEliminar
  2. Realmente é verdade, mamã Maria João. É com alguma preocupação que diariamente vejo inúmeros pais a trazerem os filhotes ao colo, no banco da frente e sem qualquer segurança.
    Fico sempre a pensar quando será o dia em que a sorte deles terminará...

    ResponderEliminar