segunda-feira, 21 de março de 2011

RECOLHA DE PILHAS E BATERIAS USADAS - Contamos com a vossa ajuda

O "Arco-Íris" não quis ficar indiferente à recolha de pilhas e acumuladores (baterias de telemóveis, por exemplo) usados que contém materiais perigosos que podem provocar a poluição ao nível dos solos e das águas subterrâneas. Atento à necessidade premente de separar e encaminhar devidamente as pilhas e acumuladores para reciclagem, temos ao dispor das crianças, pais e famíliares um pilhão para depositar as pilhas que já não usa de forma rápida e cómoda. Poderá encontrar este pilhão no átrio da instituição. Estes pilhões, quando cheios, são recolhidos e novas caixas serão colocadas nos locais.


Porquê Reciclar Pilhas?
Metais pesados que fazem parte da composição química das pilhas e acumuladores, são potencialmente perigosos e podem afectar gravemente a saúde pública. Especificamente, o mercúrio, chumbo, cobre, níquel, zinco, cádmio, lítio e manganês, sendo por isso classificados como resíduos perigosos. Estas pilhas se forem reencaminhadas de forma incorrecta e depositados no aterro sanitário, vão degradar o ambiente e a cadeia alimentar. Mas colocadas de forma correcta, no devido pilhão, deixarão de constituir qualquer tipo de perigo para o ambiente garantindo um futuro limpo e saudável.



Desta forma contamos com a participação de todos.
Obrigada.

A Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, EIM, responsável pela gestão de resíduos
sólidos urbanos, promove, face ao êxito alcançado com os concursos anteriores, uma terceira edição do concurso designado por “Recolha Selectiva de Pilhas nas Escolas”.
Consciencializar os jovens para a importância da recolha selectiva, nomeadamente no
que se refere a pilhas e acumuladores usados;
Alertar para a existência de um pilhão nos Ecopontos;
Evitar a deposição de pilhas e acumuladores usados nos contentores de resíduos
indiferenciados;
Contribuir para o aumento dos valores de retoma.

Este concurso tem como finalidades:

1 comentário:

  1. Já ninguém se lembra mas a nossa escola ganhou o primeiro prémio deste concurso, um valor de 500 euros para anossa escola.
    A todos o nsso obrigada.

    ResponderEliminar