terça-feira, 31 de maio de 2011

Sorriso Solidário

SER SOLIDÁRIO

Solidariedade... É uma palavra diferente.
É uma palavra que incomoda um pouco...
Incomoda porque embora seja difícil de pronunciar, é o seu verdadeiro significado que “faz mexer”...
Fundamenta-se em valores que não conseguimos quantificar por maior que seja o número em euros (ou a falta deles).
Mas o que é a Solidariedade?
O que é ser solidário?
(...)
Ser Solidário, é acima de tudo, respeitar, incondicionalmente tudo o que nos rodeia...
Ser Solidário, é sentir a necessidade ínfima de partilhar...
Ser Solidário, é perceber que as diferenças só existem porque é mais fácil criar distâncias do que gerir dificuldades...
Ser Solidário, é sentir que é possível mudar, o que está errado E que para isso basta acreditar...
Ser Solidário, é querer ir mais além, é ser mais alto interiormente, é ser maior de coração...
Ser Solidário, é perceber que a alegria de dar é indiscutivelmente superior à de receber...
Ser Solidário, é estender a mão, sem olhar à cor, ao sexo, ao estatuto social (ou à falta dele) e à conta bancária (desculpem-me a ironia)...
(...)

E Solidariedade só quando é Natal?
Ou quando a Natureza “avisa” que ainda manda nisto tudo??
NÃO!!! NATAL É QUANDO UM HOMEM QUISER!!!
Sermos solidários, quando percebermos que é possível fazer alguma coisa, dizer NÃO, ao egoísmo em que todos vivemos, ao nosso fácil acomodamento, face à miséria, à solidão; à injustiça social e a tantas mas tantas coisas mais...
É mais fácil pensar que não é connosco se algo de profundamente errado e injusto se passa ao nosso lado:
- Sabia que há pessoas a passar fome?
- Sabia que há crianças com apenas poucos meses que vivem em carros abandonados?
- Sabia que há crianças que têm como companheiros de brincadeiras, nos seus “pseudo-quartos”, muitas baratas, e até cobras?
- Sabia que há famílias como a minha e como a sua a viver em currais de porcos e outras “habitações afins”?
- Sabia que se pode morrer de solidão?
Se não sabia, ficou a saber que tudo isto é real e que se passa bem mais perto de si do que pensa… CONSEGUE, AINDA ASSIM, SENTIR-SE UMA PESSOA FELIZ???
Vivemos num mundo de quimeras adiadas, frustradas e cansadas...
Num mundo de mácula, atolado de “mentes vazias” perdidas no seu “ego”, na sua majestosa moradia, nos seus carros topo de gama...
Completamente mergulhados numa vida egocêntrica, que nos condena irreversivelmente à solidão. Acredita que podemos mudar isto?
Eu acredito, porque afinal a DISTÂNCIA É A DE UM PASSO




No dia 31 de Maio, as crianças do Complexo de Infância "Arco-Íris", em colaboração com o Banco Solidário, formaram uma corrente de energia por um sorriso solidário.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Programa da Festa de Final de Ano Lectivo - Santos Populares



Sábado - 11 de Junho

Início: 15 horas

"Marcha de Lisboa" - Entrada dos arcos
"A agulha e o dedal" - Corpo docente e não docente do Complexo de Infância "Arco-Íris"
Conversa com os 5 anos
Filme - As actividades da reciclagem no CI "Arco-Íris"
"Olhó balão" - Sala dos 5 anos
"O cochicho" - Sala dos 2 anos
"São João bonito" - Sala dos 4 anos
"Cheira a Lisboa" - Sala dos 3 anos
"Cantigas da rua" - Sala dos 5 anos
"Canção da roupa branca" - Sala dos 4 anos
Mirandela - CI "Arco-Íris"


Contamos com a vossa presença

domingo, 29 de maio de 2011

Banco Solidário - Participação do Complexo Infância "Arco-Iris" II

Este sábado, dia 28 de Maio, as educadoras da instituição estiveram a representar o Complexo Infância "Arco-Íris" na Reginorde, no stand do Banco Solidário, por isso, queremos agradecer a todos os que por lá passaram e ajudaram!

Os biscoitos e bolinhos de coco confeccionados no Complexo Infância "Arco-Íris"


O nosso muito obrigada!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Banco Solidário - Participação do Complexo Infância "Arco-Iris"

Arranca hoje, em Mirandela, mais uma edição da Reginorde - Feira das Actividades Económicas de Trás-Os-Montes e Alto Douro e o Banco Solidário também vai lá estar.

O Complexo Infância "Arco-Iris", vai contribuir com a confecção dos famosos biscoitos da Avó e com bolinhos de coco, confeccionados pela Creche e Jardim de Infância, respectivamente.
No sábado, dia 28 de Maio, também lá estaremos representados pelas educadoras da instituição, por isso, a todos os que queiram por lá passar e ajudar, serão muito bem vindos!

Ficamos a aguardar as vossas visitas!


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Convite para festa de final de ano

Relembramos todos os pais e encarregados de educação, que no dia 11 de Junho (sábado) será a nossa Festa de Fim de Ano Lectivo, e o tema deste ano será...

Ficamos a aguardar a presença de todos!
Contem como marchas, bailaricos e manjericos!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sala dos 2 anos - Piquenique

Ontem foi o nosso fantástico piquenique.
Estivemos ao ar livre, brincamos, convivemos com os nossos papás, que puderam acompanhar-nos no lanche e comemos o delicioso pão feito pelas nossas mãozinhas!

Bejam algumas fotos:


Houve ainda sumos, que alguns pais trouxeram para o lanche. No fim do piquenique recebemos muitos elogios sobre o pão!
Quem não pode comparecer, fica a saber que perdeu um belo petisco!

Fica para a próxima!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sala dos 2 anos - Padeiros por um dia

Hoje foi a vez de nos tornarmos padeiros por um dia, e digo-vos, foi uma experiência muito satisfatória para todos nós!
Para além das crianças terem ajudado a colocar os ingredientes e até amassado um pouco da massa, descobrimos que no final esta era deliciosa, o que indica que temos mais um dote no nosso grupo!

Ora vejam lá as fotos!



usamos farinha
 

amassamos um pouco, após juntar a água com o fermento derretido e o sal

continuamos a amassar muito bem










aqui a massa estava quase no ponto, pronta para levedar
Também fizemos pão de azeitonas, por isso adicionamos azeite a uma porção de massa












e depois adicionamos as azeitonas, já descaroçadas
Depois da massa levedar, moldaram-se os pães












E o resultado final foi...
Pão de azeitonas e pão de alho
Pãezinhos com chouriço


E querem saber o que foi mais engraçado?
Enquanto aguardavamos que a massa aumentasse de volume, servimos o suplemento da manhã ao grupo de crianças, que hoje foi pão com manteiga. Enquanto este era distribuído, uma dos meninos disse rapidamente:
"Mas o pão já cozeu?"

Não andam distraídos, estes pequenotes, hein?

terça-feira, 10 de maio de 2011

Sala dos 2 anos - Piquenique


Queridos pais das salas dos 2 anos,

como já devem ter visto pelo convite enviado, amanhã, dia 11 de Maio queremos que estejam presentes no nosso piquenique e que tenham um agradável momento de convívio.

Poderão também disfrutar dos nosso grandes dotes, desta vez será como padeiros!

Ficamos a aguardar por vocês, por volta das 15h 45m, no jardim da nossa escola e se quiserem trazer algo para partilhar, estejam à vontade!

Até amanhã!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sala dos 2 anos - Esquema corporal (o rosto - sentidos)

Importância do corpo e conceito de esquema corporal
O corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças. Ela passa a distingui-lo em relação aos objectos circundantes, observando-os e manipulando-os.
O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interacção de seu corpo com os objectos do meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo onde estabelece ligações afectivas e emocionais.



Canção dos Sentidos
“Meus olhinhos são p'ra ver,
Meu nariz é p'ra cheirar,
Minha boca é p'ra comer,
Meu ouvido é p'ra escutar,
Minhas mãos pequeninas, são para te poder tocar
É tão bom estar contigo e poder-te abraçar!"



Pois bem, na semana passada iniciamos as nossas actividades sobre o esquema corporal (rosto: localizar os olhos, ouvidos, nariz e boca e indicar quais as suas funções).

Utilizamos a música anterior, que ensinamos às crianças e fomos conversando sobre a temática.

A seguir mostramos algumas das actividades realizadas sobre o tema:
Criamos dois puzzles, onde apenas estava o rosto e as crianças tinham de colar os olhos, ouvidos, nariz e boca nos respectivos lugares. Uns narizes ficaram ao contrário, alguns olhos ficaram atravessados e a boca de "pernas para o ar", mas todos colaram nos locais certos.




Nesta actividade, as crianças tentaram desenhar (localizar com lápis de cera, será o mais correcto) nos devidos locais, os olhos, o nariz e a boca.


Aqui, com a nossa ajuda para aplicar a cola, colaram os olhos, o nariz e a boca nos respectivos locais.


Eles divertiram-se imenso!



É através do corpo que a criança interage com o meio e quando ela adquire a imagem do seu corpo, ela o usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. É importante que a criança comece a conhecer: o corpo, os órgãos e as suas funções, e ao ter esse conhecimento ela poderá interagir.

Estas actividades estimulam:
- a psicomotricidade;
- atenção e concentração;
- o conhecimento do corpo;


O que é a Psicomotricidade?
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das actividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da acção, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afectividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Na Educação de Infância, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objectivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sala dos 2 anos - Dia da Mãe

Como sabem o Dia da Mãe foi no passado domingo e na nossa escola foi celebrado na sexta-feira, dia 29 de Abril.

Tivemos a presença de bastantes mães, que vieram particiar connosco numa actividade de grupo, por isso acho que merecem ver aqui todo o desenvolvimento da actividade até ao presente final!


Foram necessários alguns kg de amido de milho, alguns litros de cola branca, algumas colheres de óleo e vinagre e para terminar, creme hidratante das mãos, para conseguirmos fazer toda aquela massa, que após secar fica tipo plástico,


Cada menino decalcou o pé e a mão com muita força.

E após secar umas boas semanas (sim, porque demora imenso tempo a secar - umas 3 semanas, pelo menos), ficamos com pézinhos e mãozinhas fofinhas, que posteriormente foram pintadas de dourado.

E o resultado final, é este!

Um lindo quadro para a mamã recordar!

Neste dia, tal como no Dia do Pai, também participaram na elaboração de um cartaz. Os filhotes ajudaram a pintar o pé...

...e as mamãs deixaram uma linda dedicatória!


E por se terem portado tão bem, no fim do dia ainda levaram uma rosa!



Gostaram mamãs?